sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aves da Europa na Chapada do Araripe!

Soldadinho-do-araripe poderia ser descoberto antes?

Weber Girão

Em 1996, ano da descoberta do soldadinho-do-araripe, era registrada apenas a metade das aves que hoje sabemos existir na região da Chapada do Araripe. Mas ao contrário do que se pode imaginar, o conhecimento sobre as aves locais não era precário. Pouco depois da metade do Século XIX, foram coletadas as primeiras aves cearenses por membros da lendária Comissão Científica de Exploração, de iniciativa brasileira. Na ocasião, pesquisadores atuaram na Chapada do Araripe, fazendo com que sua fauna fosse mais conhecida do que a de outros lugares.

Outros pesquisadores também estiveram na região, incluindo estrangeiros que realizaram coleções de aves, na maioria remetidas para outros países. No entanto, algumas aves do exterior também fizeram o caminho contrário, encontrando-se ainda hoje no Gabinete de História Natural do Colégio Diocesano / Crato. Criado pelo Padre David Moreira, o gabinete foi das iniciativas pioneiras do ensino de ciências no Ceará. Apenas Fortaleza contava com gabinetes do tipo: o do Professor Dias da Rocha e o do médico Joaquim Alves Ribeiro. O acervo didático do Colégio Diocesano teve origem na Maison Deyrolle, em Paris (saiba mais aqui), e inclui ainda hoje cinco aves taxidermizadas, além de material regional: um ninho de joão-de-barro (Furnarius leucopus) e um ovo de ema (Rhea americana), ave extinta no Ceará.

Em Missão Velha, um senhor conserva protegido um dos melhores remanecentes florestais com a presença do soldadinho-do-araripe. Uma vez ele me relatou que na década de 1960 coletou um exemplar da espécie, que teve o cuidado de empalhar e levar ao Colégio Diocesano. Não logrou êxito na identificação, mas pode ter passado perto!

Ovo de ema, que já não geme mais no juremal.


Rasga-mortalha (Tyto alba). Representante francês da espécie cosmopolita que convive conosco.


"viva aos noivos!"


Trinta-réis longe do mar. Mas aqui já foi mar! (identificado como Thalasseus sandvicensis ao invés de Gelochelidon nilotica. Lapso recorrente segundo Peter Harrison em Seabirds, 1985).


Animais com etiqueta francesa (acesse).


Garça (Bubulcus ibis). Ave do Velho Mundo que hoje vive no Brasil.


Rolinha (Streptopelia turtur).


Gavião (Buteo buteo?).


Gavião em outro ângulo.


Ninho do joão-de-barro (Furnarius leucopus).


Armário original do gabinete.


Seu Elias Pereira dos Santos, à direita, é claro!


Padre David Moreira (1910-1972).

Nenhum comentário:

Postar um comentário