domingo, 21 de agosto de 2011

Censo do soldadinho-do-araripe já pode ser atualizado

Ave está cantando mais de uma vez por minuto

Weber Girão

O soldadinho-do-araripe é uma das aves mais ameaçadas de extinção no mundo. Estima-se que apenas 177 casais irão se reproduzir entre o final deste ano e o começo do próximo. Devido à gravidade da situação em que se encontram, calcular quantos exemplares restam é decisivo, pois permitirá concentrar esforços nos lugares onde eles estão em maior perigo de desaparecer.

Este cálculo é baseado em contagens do canto do pássaro, que são emitidos mais intensamente no segundo semestre do ano. O primeiro estudo do tipo foi publicado em 2004, tendo avaliado 20% das fontes da área de ocorrência da espécie (Crato, Barbalha e Missão Velha). A segunda avaliação foi divulgada em 2006, tendo abrangido 40% das nascentes. A pesquisa mais recente, publicada este ano no Plano de Ação, elevou o conhecimento para 93% das fontes d'água do Cariri cearense.

Apesar do significativo avanço de conhecimento sobre o soldadinho-do-araripe, 7% das fontes nunca puderam ser estudadas e 24% precisam ter seu status atualizado, encontrando-se defasado em seis anos. O período para iniciar estes estudos acaba de começar, pois a ave está cantando mais de uma vez por minuto. No final desta pesquisa, que poderá se estender até o início de 2012, espera-se aperfeiçoar não somente as informações biológicas, mas iniciar uma listagem dos proprietários de áreas com nascentes d'água e usuários deste recurso hídrico.

A participação de toda a sociedade é importante para preservar o ambiente que garante qualidade de vida para as pessoas da região e a perpetuação do soldadinho-do-araripe. Entretanto, os proprietários e usuários d'água têm destaque especial, pois sua conscientização em relação ao cumprimento da legislação ambiental é diretamente ligada à integridade das águas e florestas habitadas pelo animal.

Nos próximos meses são esperados reforços de outros pesquisadores que ajudarão na contagem do soldadinho-do-araripe. Se proprietários e usuários de áreas com fontes d'água resolverem ajudar na defesa da ave, certamente serão necessários muito mais pesquisadores para contar o pássaro no futuro! Este seria um exemplo de problema bom de se ter...

Um comentário:

  1. Weber,
    Tenho boas lembranças quando tudo estava começando, quando ainda era necessário ter uma boa foto do animal e descobrir informações sobre a sua reprodução.
    Fico feliz em saber que o projeto está caminhando e que outros ornitólogos te ajudarão nesta nova empreitada.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir