terça-feira, 16 de agosto de 2011

Soldadinho-do-araripe tem novo Plano de Ação

O novo desafio é pôr o plano em ação!

Weber Girão

A revista onde o soldadinho-do-araripe foi formalmente descrito é de 1998, contudo, começou a circular em 1999. Logo em seguida, no ano 2000, a espécie foi internacionalmente reconhecida como ameaçada de extinção. Três anos depois, em 2003, foi a vez de o Brasil declarar esta mesma condição. Nesse meio tempo, teve início uma corrida para evitar a extinção do pássaro recém descoberto.

Em 2004 foi publicado o documento intitulado "Conservação do soldadinho-do-araripe Antilophia bokermanni (Aves: Pipridae). Subsidios para a elaboração do plano de manejo." Dois anos depois, em 2006, foi a vez do "Plano de Conservação do Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)". Na tentativa de cumprir as sugestões deste plano destacam-se algumas ações, como a proposição de um nova Unidade de Conservação que encontra-se em estudo pelo ICMBio. Outras metas tiveram avanços, especialmente após a instação do Projeto Soldadinho-do-araripe em dezembro de 2009 na área de ocorrência da espécie (Crato).

O pássaro acaba de ganhar uma nova ferramenta para sua defesa, o "Plano de ação nacional para a conservação do soldadinho-do-araripe", divulgado em agosto de 2011 (acesse). A ave cearense seria o primeiro animal brasileiro a ter um novo documento do tipo. O intervalo de cinco anos entre as duas publicações reflete a intensidade dos acontecimentos. Para que as metas atualizadas sejam atingidas, dois documentos apóiam o plano, o Sumário Executivo e a Matriz de Planejamento.

Na última quinta, dia 11 de agosto, foi proferida a primeira palestra sobre o novo Plano, realizada na reunião ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe, ocasião em que encontravam-se presentes diversos parceiros responsáveis pela execução das metas apresentadas no documento.

Este Plano é um marco na conservação da espécie, contudo, a situação não é cômoda, pois o soldadinho-do-araripe continua ameaçado pelo desmatamento e degradação dos recursos hídricos. Somente o comprometimento de cada parceiro envolvido poderá afastar a sombra de extinção que paira sobre o pássaro, mas a cooperação de cada cidadão local fará diferença. Economizar água, não consumir carvão sem origem certificada e respeitar a legislação na ocupação do solo são exemplos de como ajudar. O Projeto Soldadinho-do-araripe agradece e parabeniza os parceiros desta conquista!

Capa do Plano de Ação, ilustrada com a arte de Fabrício Nunes.


Reunião do Conselho Consultivo da Flona do Araripe, onde o novo Plano foi apresentado pela primeira vez aos representantes da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário